X
Publicidade

Você já seguiu uma dieta da moda?

A nutricionista Juliana Buarque aborda os perigos das dietas que a mídia propaga como milagrosas. Ela mostra como identificar esses perigos e recomenda fortemente que se sigam as recomendações de especialistas.

today 06/08/2020
Juliana Buarque
timer 1 min de leitura

As dietas ditas “da moda” estão nas revistas, na televisão, na internet e no dia a dia de milhares de pessoas que desejam emagrecer rapidamente. Usualmente, ninguém consegue manter uma dieta da moda por muito tempo, em função da monotonia dos alimentos, além da alta restrição de nutrientes e/ou grupos alimentares específicos. 

Essas dietas podem ser deficientes em macro e micronutrientes, pois não atingem a maior parte das necessidades calóricas e nutricionais nem levam em consideração a individualidade biológica, idade, nível de atividade física, rotina alimentar e histórico familiar de doenças, podendo representar riscos para a saúde. 

Identifica-se uma dieta da moda quando ela apresenta:

o Soluções rápidas e “milagrosas” para o emagrecimento.

o Conclusões simplistas sem embasamento teórico-científico.

o Lista de alimentos “bons” e “vilões”.

o Recomendações de estudos que ignoram as necessidades de cada organismo.

o Eliminação de grupos alimentares essenciais.

Entre as diversas dietas da moda, destacam-se aquelas com restrição de carboidrato, acompanhadas de baixo consumo de fibras e frutas, maior consumo de proteína animal e de gordura saturada, o que contribui para o aumento do risco cardiovascular. 

A restrição alimentar pode levar à perda de peso em um curto período de tempo, mas as chances de se recuperar mais peso depois são enormes, além de causar o chamado “efeito sanfona”, o qual está associado à redução da massa muscular e ao  aumento do risco de carências nutricionais, em especial de proteína, vitaminas e minerais.

Portanto, não adianta perder peso a qualquer custo. Para emagrecer com saúde e manter o peso corporal é muito importante procurar um nutricionista para uma reeducação alimentar a partir de uma dieta personalizada, com estratégias nutricionais elaboradas especialmente para você. 

Juliana Buarque

julibnutricao@gmail.com
@julibnutricoach