X
Publicidade

CPRH concede licença prévia à termelétrica. Fórum reage.

O Governo do Estado não cumpriu com o que afirmou perante o público na reunião de 21/1, de que haveria nova rodada de conversas para que a empresa se explicasse sobre algumas divergências apontadas entre o discurso e o documento.

today 05/02/2020
Tatiana Portela
timer 2 min de leitura

Membros do Fórum Socioambiental de Aldeia foram pegos de surpresa com a decisão da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) de conceder à Centrais Elétricas de Pernambuco S/A (Epesa) licença prévia de funcionamento para a instalação da usina termelétrica Pau Ferro II dentro da APA Aldeia-Beberibe. No dia 21/1, houve uma reunião técnico-informativa para debater o assunto e na ocasião, o próprio presidente da CPRH, Djalma Paes, informou que uma nova rodada de discussão seria agendada para esclarecer as dúvidas que ficaram no ar.

“Estamos extremamente desapontados com o encaminhamento que foi dado ao tema. Nossa perspectiva era de podermos voltar a discutir, foi uma sugestão do próprio Governo do Estado. Acionamos a área jurídica do Fórum Socioambiental para vermos que medidas poderemos tomar”, declarou o presidente do Fórum, Herbert Tejo.

Em nota enviada ao ALDEIA DA GENTE, o Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental da CPRH informou que “a área escolhida para a implantação do empreendimento, de acordo com o Plano Diretor de Igarassu, está localizada na Área Industrial (AI) do município. Por sua vez, o Plano de Manejo da unidade de conservação Área de Proteção (Apa) Aldeia-Beberibe, não proíbe esse tipo de construção”.

Diz ainda a nota que “a Licença Prévia (LP) foi concedida para a instalação da usina (a gás natural) no mesmo local onde já está instalada outra usina, que funciona a óleo diesel, e por isso os impactos ao meio ambiente serão reduzidos. A LP foi liberada com exigências. Um dos condicionantes da licença é a exclusão do transporte terrestre para o fornecimento do gás natural, que deverá ser feito por meio de gasoduto.  Atualmente, o óleo diesel é transportado por meio de caminhões, em vias urbanas, gerando impacto ambiental”. 


Relembre o caso

O auditório do Parque Estadual Dois Irmãos ficou lotado na manhã de 21/1 para a reunião técnico-informativa a respeito da instalação da Usina Termelétrica Pau-Ferro II em Aldeia.

O público ouviu a defesa do empreendimento e os argumentos do presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia, de que a escolha do local foi equivocada, por estar inserida dentro de uma Área de Proteção Ambiental e em meio a um dos últimos fragmentos de Mata Atlântica.