X
Publicidade

Finalmente o lixão de Camaragibe será fechado!

A partir de 1 de outubro todo o lixo recolhido em Camaragibe será levado para o Centro de Tratamento de Igarassu.

today 06/09/2020
Tatiana Portela
timer 4 min de leitura

Uma grande notícia, ainda que tardia, para o meio ambiente de Camaragibe e, por que não dizer, de toda a Região Metropolitana do Recife: o fechamento do lixão de Céu Azul. Com 14,75 hectares, é o último lixão a céu aberto da Região Metropolitana do Recife e funciona desde 1991, atualmente recebendo 190 toneladas de lixo por dia. O fechamento é uma grande conquista a ser comemorada, apesar de estar acontecendo dez anos após a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


De acordo com a secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos de Camaragibe, Eryka Luna, a partir do dia 1º de outubro nenhum resíduo será mais depositado em Céu Azul. Segundo o plano de trabalho da Prefeitura, o Centro de Tratamento vencedor da licitação para receber o lixo de Camaragibe foi o de Igarassu, a 30 km daqui.

A secretária explica que para levar todo o lixo recolhido no município – processo hoje feito por nove caminhões, cada um com capacidade de transportar oito toneladas –, foi preciso fazer um aditivo ao contrato de coleta para absorver o transbordo, que é a transferência de todo o material para duas carretas (com capacidade de 60 toneladas cada) que levarão tudo para o CT de Igarassu.


“Estudamos várias possibilidades junto com a Secretaria de Finanças e o Tribunal de Contas. Ficaria muito mais caro se tivéssemos que acrescentar mais dez caminhões ao contrato. Portanto, a opção pelo transbordo foi mais interessante”, diz Eryka, acrescentando que a Prefeitura investirá cerca de R$ 450 mil por mês nos contratos de coleta e estocagem do lixo.