X
Publicidade

Vitória da comunidade: a PM vai voltar para Aldeia!

A sociedade civil organizada deu um passo importantíssimo para a segurança de Aldeia. Com a articulação do Fórum Socioambiental, surgiu o convênio entre PM e Prefeitura de Camaragibe. Mas a luta ainda não terminou!

today 12/08/2020
Tatiana Portela
timer 1 min de leitura

Nesta quinta-feira, 13/8, às 11h, a Polícia Militar de Pernambuco e a Prefeitura de Camaragibe assinam um convênio para a instalação da sede da 3ª Companhia da PMPE na frente do Parque Aldeia dos Camarás. A volta da companhia, que saiu de Aldeia há quase dois anos, é resultado da luta do Fórum Socioambiental de Aldeia, entidade da sociedade civil, que ao longo de todo esse tempo intermediou as negociações e articulou o apoio de deputados e outras autoridades.

“Desde que a prefeitura de Camaragibe rompeu o contrato de aluguel do posto da Polícia, que funcionou por dez anos ao lado do supermercado Villa Aldeia, o Fórum vem buscando uma forma de trazer de volta a companhia de uma forma mais definitiva”, explica o presidente do Fórum, Herbert Tejo. “Conseguimos com os empresários um projeto executivo para a construção de uma sede fixa e fomos atrás de emendas parlamentares para financiar a obra, mas sempre esbarramos na falta de um terreno para acolher a sede, até que a atual prefeita, Dra. Nadegi Queiroz, se dispôs a ceder uma área no parque, que é do município”.

Segundo Herbert Tejo, a própria Polícia Militar “colocou a cereja no bolo”, ao propor trazer o modelo japonês de policiamento, chamado Koban, para Aldeia. O Koban funciona em contêiner – o que já barateia a parte física do processo – e prevê um trabalho de segurança comunitária com a aproximação dos policiais da comunidade. A expectativa é de que quatro policiais trabalhem por turno durante 24 horas em Aldeia.

Os dois contêineres já estão instalados no Parque, que fica no km 10,5. O ato de assinatura será rápido, com todas as medidas de proteção e distanciamento social, mas terá um significado muito grande para toda a comunidade de Aldeia. No entanto, é bom lembrar que ainda há muito caminho a ser percorrido para que a companhia seja instalada e comece a funcionar e também a Delegacia de Polícia de Aldeia, que existe por decreto há mais de 15 anos, mas nunca saiu do papel. Tudo depende da organização da comunidade. Para saber como participar do Fórum, procure no facebook: forumsocioambientaldealdeia.

Publicidade
Publicidade